superar a crise

Como os pequenos empresários podem superar a crise? Veja aqui!

A pandemia do novo coronavírus pegou muitas empresas de surpresa, afetando diretamente os pequenos empresários. Não é de hoje, que as microempresas sofrem com a falta de capital de giro e, com o surgimento da COVID-19, a situação ficou ainda mais crítica, logo, se reinventar para superar a crise é essencial.

Diante do isolamento social, a população foi obrigada a reduzir seu consumo, uma vez que, durante algum tempo, apenas os serviços essenciais se mantiveram abertos. Com isso, muitos empreendedores se viram sem dinheiro para honrar com seus compromissos e muitos deles não tiveram alternativas, a não ser fechar as portas.

Para auxiliar os pequenos empresários, neste post falaremos sobre as principais táticas para superar a crise. Leia atentamente e confira!

Reduzir os gastos

Mais do nunca, conhecer detalhadamente os custos oriundos das atividades da empresa é fundamental para saber quais podem ser reduzidos. No momento que o empreendedor tiver esse entendimento, ele conseguirá avaliar quais produtos podem ser substituídos ou até mesmo cortados.

Diante da circunstância, em que o fluxo financeiro foi reduzido, diminuir as despesas é o primeiro passo para equilibrar a saúde financeira do empreendimento. Então, comece o quanto antes e verifique quais são os custos essenciais que a empresa não pode alterar. Depois, busque novas opções para os demais custos e despesas. No final, a soma da economia impactará no diretamente no financeiro.

Renegociar as dívidas

Uma vez assumidos, os compromissos devem ser honrados. No entanto, com a queda da receita, haverá algumas faturas que deverão ser priorizadas, principalmente daqueles fornecedores que disponibilizam os principais insumos para a empresa.

A crise causada pelo Coronavírus também causou um efeito cascata na vida financeira das empresas, do grande ao pequeno empresário. Como as pequenas empresas reduziram consideravelmente seu faturamento, logo elas não conseguiram pagar suas dívidas.

Mas como esses efeitos foram de forma global, os próprios empreendedores tiveram que renegociar os valores que tinham a receber por parte dos seus clientes. Dessa forma, para que a empresa não acumule juros ou seja negativada, é importante esclarecer a situação com os fornecedores prorrogando ou até mesmo reparcelando compromissos já assumidos.

Essa simples operação dará um gás a mais para empresa, otimizando os recursos que entrarem, evitando o prejuízo financeiro com o pagamento de juros e multas.

Avaliar os financiamentos

O governo federal trabalhou em diversas formas de fomentar a economia e as novas linhas de créditos foram uma delas. Obviamente, em um cenário normal a aquisição de novas dívidas com empréstimos e financiamentos devem ser muito bem avaliados.

Já no caso do período da pandemia e até pós-pandemia, fazer uma dívida desse teor significa obter recursos para garantir que a empresa permaneça na ativa, além de deixar em dia as contas.

Buscar alternativas

Pesquisar opções que aproximem o cliente é fundamental. Diante da crise que o Coronavírus tem causado e do distanciamento obrigatório, ficou quase impossível manter as tradicionais estratégias de venda.

Por esse motivo, os pequenos empresários precisam se reinventar, utilizar das mídias digitais para divulgar seu trabalho, além de disponibilizar delivery das mercadorias, ou seja, apostar em maneiras de, mesmo durante a pandemia, o cliente permanecer fiel à empresa.

Diante de uma crise é imprescindível buscar opções para manter a empresa aberta, uma vez que fechar o empreendimento significa não ter nenhum tipo de entrada de recursos financeiros e não poder pagar com as contas que permanecem em aberto, o que pode gerar juros.

Agora que você sabe dicas essenciais de como superar a crise, continue se aprimorando. Leia também “Confira 6 dicas para declaração de IRPF em 2020“.

Assine aqui e fique por dentro das novidades!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.