Aprenda como melhorar o fluxo de caixa e otimizar os seus resultados

Confiabilidade, transparência e bons resultados. De certo modo, esses são os objetivos centrais do controle financeiro de uma empresa, e os pilares para se garantir uma atividade igualmente regular e sustentável.

Pensando justamente nisso, elaboramos este artigo especial sobre como melhorar o fluxo de caixa da sua operação. Sendo experiente, é possível que você já esteja familiarizado com esse termo — mas sempre vale a pena refrescar a memória e aprofundar algumas noções, certo?

Além de definirmos o fluxo de caixa, veremos a seguir algumas dicas para que você o implemente na sua realidade. Interessado? Então, continue acompanhando a leitura!

O que é o fluxo de caixa e qual é a sua importância?

Como o próprio nome indica, o fluxo de caixa é uma metodologia de acompanhamento contábil pela qual a gestão de uma empresa monitora as entradas e saídas de todos os valores da sua operação.

Basicamente, então, quando falamos na otimização desse fluxo, nos referimos especificamente às estratégias adotadas no controle dos custos, principalmente no corte de gastos. Para além disso, essa otimização passa ainda um “pente fino” em todos os desperdícios da operação, tornando-a mais enxuta e barata.

No fim das contas, tudo isso se converte em maior economia e lucro contábil.

Então, como melhorar o fluxo de caixa?

Agora que está claro quais são os benefícios dessa otimização para os seus resultados, é hora de vermos algumas estratégias para colocar isso em prática. O ideal é que você estude cada uma das alternativas a seguir, bem como as melhores formas de implementá-las no seu negócio.

Seja detalhista

Você quer um fluxo de caixa impecável? Então, não há como fugir desta regra: todas as suas movimentações financeiras devem ser registradas, por mais que pareçam pequenas ou insignificantes.

Com tudo devidamente registrado, o fechamento não contará com nenhum “buraco” — quando, inexplicavelmente, sobra ou falta dinheiro no caixa. No final, esse nível de detalhismo contribui para a transparência do seu orçamento e agiliza o trabalho da equipe contábil, pois dispensa a necessidade de investigar o período para encontrar e corrigir eventuais inconsistências.

Aproveite as potencialidades da tecnologia

Em pleno 2020, tecnologia e agilidade já são conceitos complementares. Por isso, é essencial que você contrate alguma plataforma de gestão capaz de otimizar o acompanhamento das suas contas, assim como a interação dos seus funcionários com o registro de entradas e saídas.

O objetivo aqui é escolher uma solução que facilite o seu cotidiano, com uma interface amigável e uma curva de aprendizado rápida. Além disso, é importante que essa plataforma seja confiável, contando com recursos como backups, automatização na emissão de notas etc.

Negocie com os seus parceiros e fornecedores

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das estratégias com maior impacto sobre os seus gastos operacionais com matéria-prima, insumos, serviços e afins.

Sabemos que, depois de um certo tempo, é bem comum que alguns gestores se acomodem com um determinado fornecedor, ignorando a barganha por preços por conta de uma relação de longa data. Ainda assim, é fundamental que um gestor opere sempre com a sua empresa no centro de tudo.

Uma boa prática, então, é dedicar um funcionário especializado à supervisão das compras. Alguém que negocie constantemente com os fornecedores do mercado, batalhando pelos melhores preços, negócios e volumes. Entre médio e longo prazo, essa estratégia provoca uma economia substancial nos seus resultados.

Planeje-se a longo prazo

Operar uma empresa sem planejamento é o mesmo que dirigir no escuro: você pode até estar na direção certa, mas não faz a mínima ideia de como está fazendo isso. Sendo assim, é fundamental definir metas objetivas para a contabilidade da sua operação, estipulando um alvo claro para a sua equipe.

Em nossa visão, esses objetivos podem ser:

  • comerciais — aumentar o ticket médio, o número de vendas etc.;
  • contábeis — reduzir gastos, desperdícios, custos, aquisições e afins;
  • operacionais — abrir novas filiais, comprar novos terrenos etc..

O mais importante é que essas metas sejam bem definidas no horizonte de tempo da empresa. Logicamente, todos os objetivos devem ser pautados na realidade, pois isso estimula a sua conquista no que depender da colaboração dos seus vendedores e demais funcionários.

Cuide da cultura corporativa

Não importa se você opera nos segmentos do agronegócio, do comércio exterior, da indústria ou da tecnologia: todas as empresas se beneficiam de um bom código de regras e valores. É por meio da cultura organizacional que você estimula a transparência e a ética na conduta dos seus funcionários, identificando e lidando com desvios, transgressões e outros problemas de forma produtiva.

Mantenha um aperfeiçoamento constante

Por último, mas ainda de crucial importância, o aperfeiçoamento do fluxo de caixa é uma etapa cíclica, em que a gestão identifica desperdícios, revê estratégias e aplica melhorias constantemente. Com esse nível de comprometimento, o caixa da sua empresa operará com o máximo de eficiência.

Após estancar todos os vazamentos e excessos, toda a operação passa a aproveitar de saldos maiores, com a expansão da rentabilidade, a queda dos custos e a agilização dos processos — benefícios, como vimos, conquistados pelo uso conjunto de tecnologia e gestão estratégica.

Qual é a importância do auxílio profissional nessa tarefa?

Depois do que vimos até aqui, é perfeitamente normal se sentir intimidado com essas estratégias, justamente porque todas são determinantes para a competitividade de uma empresa. Afinal de contas, no mercado atual, se você não as implementar, o seu concorrente vai.

Aproveitamos, portanto, para destacar aqui a importância da ajuda profissional na manutenção do seu fluxo de caixa. Ao contar com um escritório de contabilidade especializado, você aproveitará de todos os benefícios vistos até aqui — e muitos outros, como a própria redução da carga tributária, por exemplo.

Além disso, os especialistas são fundamentais para auxiliar a sua empresa a passar para o próximo nível — seja qual for o seu ramo de atuação. Com uma extensa bagagem técnica e acadêmica, um escritório bem reputado será capaz de apontar as melhores estratégias para você alcançar os objetivos que tanto deseja. Pense nisso!

Enfim, gostou do nosso post sobre como melhorar o fluxo de caixa? Sobrou alguma dúvida ou você se lembrou de outra estratégia importante que trouxe bons resultados ao seu negócio? Deixe-nos o seu comentário e contribua para a discussão desse tema!

Assine aqui e fique por dentro das novidades!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.